image

O Museu Carlota Pereira da Silva

image

O Museu Carlota Pereira da Silva, é uma instituição dentro destas características, direcionado para um objetivo restrito do cotidiano da vida dos cidadãos do sul de Minas Gerais, em época antiga, relacionado a alguns aspectos apenas, sem querer de forma alguma ser eclético, mesmo porque sua área física não permite.

O museu é um local de preservação de objetos com finalidade cultural.  O ser humano sempre teve curiosidade de colecionar alguma coisa. Num sentido mais amplo desde a Grécia antiga o museu era um templo, dedicado as musas e divindades que presidem a poesia, a musica, a oratória, a história, a tragédia, a comédia, a dança e a astronomia. Estes templos recebiam oferendas de objetos preciosos, que podiam ser exibidos ao publico mediante ao pagamento de pequena taxa. Portanto hoje o museu é uma entidade sem fins lucrativos, a serviço da sociedade, e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu redor para educação e deleite da sociedade. Assumem ainda um papel importante na interpretação da cultura e na educação do homem, no fortalecimento da cidadania e do respeito ‘a diversidade cultural, e no incremento da qualidade de vida.

O Museu Carlota Pereira da Silva, é uma instituição dentro destas características, direcionado para um objetivo restrito do cotidiano da vida dos cidadãos do sul de Minas Gerais, em época antiga, relacionado a alguns aspectos apenas, sem querer de forma alguma ser eclético, mesmo porque sua área física não permite. A sua categoria e temas, não deseja enfocar somente o colecionismo, mas enfatizar a exibição e catalogação sistemática, de um período histórico de nossa cidade, Carmo do Rio Claro. O nosso museu pretende também desempenhar um papel educativo, e conscientisação popular para o aprimoramento da identidade carmelitana, acervando objetos ligados ao cotidiano do séculos XX e dos anteriores obtidos principalmente em nosso meio. Enfim trata-se de um museu regional e local voltado para os interesses comuns de Carmo do Rio Claro.

O Instituto Brasileiro de Museus nos dá um conceito maravilhoso sobre museu, que gostaríamos que fosse vinculado aos nossos objetivos, “Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas de qualquer natureza inclusive olfativas.

Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes. São ainda conceitos e praticas em continua metamorfose.

Curiosidades

O Idealizador

Edgar Pereira da Silva nasceu em Carmo do Rio Claro, Sul de Minas Gerais, Em 18 de Setembro de 1942, filho de Jayme Silva e de Carlota Pereira da Silva, tendo como avós maternos o Capitão Tito Carlos Pereira e Dona Prudenciana Maria da Conceição. Saiba mais »

Contatos

Carmo do Rio Claro
Praça Tito Carlos Pereira, 98 - Centro
Minas Gerais - CEP 37150-000
Fone: 035- 3561 1609

Entre em contatos conosco para mais detalhes sobre o museu e tire suas dúvidas.

contatos@museucarlotapereira.com.br
atendimento@museucarlotapereira.com.br